Lista de Livros que tratam do tema

  • Despertar dos Mágicos - Jaques Bergier e Louis Pauwels,
  • O Livro dos Danados - Charles Fort,

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Australopithecus vivos ! - O Almas da Ásia Central


O Sasquatch e o Yeti, pelas descrições disponíveis, são grandes e muito simiescos. Mas existe outro homem selvagem, o Almas, que parece menor e mais humano. Relatos ligados ao Almas concentram-se numa área que se estende desde a Mongólia, ao norte, passando ao sul por Pamirs, para em seguida rumar para o oeste, na região do Cáucaso. Relatos semelhantes vêm da Sibéria e de partes do extremo nordeste da República Russa.
No início do século XV, Hans Schiltenberger foi capturado pelos turcos e enviado à corte de Tamerlane, que o colocou no séquito de um príncipe mongol chamado Egidi. Após regressar à Europa, em 1427, Schiltenberger escreveu sobre suas experiências, que incluíam homens selvagens: as próprias montanhas vivem pessoas selvagens que nada têm em comum com os seres humanos. Uma pele de animal cobre todo o corpo dessas criaturas. Apenas as mãos e o rosto estão livres de pêlos. Elas correm a esmo pelas colinas como animais e comem folhagem e grama e qualquer outra coisa que possam encontrar. O senhor do território presenteou Egidi com um casal de silvícolas, um homem e uma mulher. Eles haviam sido capturados na selva.
Encontra-se um desenho de um Almas num compêndio mongol de remédios do século XIX, remédios estes obtidos de diversas plantas e animais. Myra Miackley observou: "O livro contém milhares de ilustrações de diversas classes de animais (répteis, mamíferos e anfíbios), mas nem um só animal mitológico como aqueles conhecidos a partir de livros medievais europeus. Todas essas criaturas ainda vivem e podem ser observadas hoje. Não parece haver razão nenhuma para sugerir que o Almas também não tivesse existido, e as ilustrações parecem sugerir que ele foi encontrado entre hábitats rochosos nas montanhas".
Em 1937, Dordji Meiren, membro da Academia Mongólica de Ciências, viu a pele de um Almas num mosteiro no deserto de Gobi. Os lamas a usavam como tapete em alguns de seus rituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário